Japeri será tema de exposição
Plantão | Publicada em 01/09/2010 às 12h04m
Globo Rio - Os moradores de Japeri poderão, a partir de amanhã, até o dia 16, visitar a exposição montada com as relíquias arqueológicas descobertas durante as obras do Arco Metropolitano, na cidade. Além da exposição, serão realizados curso de capacitação, palestra e oficina. As atividades acontecem das 8h às 16h, no CIEP 402 Aparício Torelli, que fica na Avenida Tancredo Neves, s/nº, bairro Cosme e Damião. A entrada é gratuita.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Instituto de Arqueologia Brasileira, Furnas Centrais Elétricas S.A e Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional (IPHAN). O público em geral poderá apreciar a exposição entre os dias 2 e 15 de setembro, das 8h às 16h.
A visitação dos estudantes será dividida de acordo com a série. Nos dias 2 e 3 de setembro, o evento será direcionado para os alunos do ensino médio e, do dia 9 até 16 de setembro, para os alunos do ensino fundamental. Os estudantes do ensino fundamental também poderão participar de oficinas gratuitas sobre ritmos, cantos e danças da floresta, de engenhos e de origem africana.
As relíquias arqueológicas encontradas durante a construção do Arco Metropolitano são do Instituto de Arqueologia Brasileira, instituição contratada para o monitoramento e salvamento dos sítios arqueológicos na área de construção do Arco. Até agora foram encontrados 33 sítios arqueológicos na região. Nas escavações foram achados objetos históricos deixados por índios, escravos e europeus.
Em Japeri, foram achados quatro sítios. Em um deles foram encontrados registros de uma aldeia tupi-guarani, onde foi resgatada uma das maiores urnas funerárias da exposição. O local também revelou a presença da colonização europeia.